terça-feira, 8 de novembro de 2011




JESUS E UM CHICOTE....










Entrou Jesus no templo, e expulsou a todos que vendiam e compravam, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: a minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. Vieram ter com ele no templo cegos e coxos, e ele os curou. Vendo então os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e as crianças clamando no templo: Hosana ao filho de Davi, ficaram indignados. E perguntou-lhes: ouves o que estes dizem? Respondeu-lhes Jesus: sim, nunca lestes: da boca de crianças e pequeninos tiraste o perfeito louvor? E deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde passou a noite.”

Mateus 21:12-17


O templo onde Jesus entrou era o lugar para onde se convergiam os religiosos judeus e seus simpatizantes, esse também era o endereço onde se concentrava quase todo comércio religioso judaico. O templo pode ser muita coisa dependendo de quem esteja lá: ele pode ser um grande comércio se lá estiverem comerciantes e compradores, pode também ser um maravilhoso clube social se lá estiverem os associados, o templo pode até ser uma empresa se nela estiverem seus diretores e seus empregados. Definitivamente, o que faz do templo o lugar de oração não são as paredes, sua história ou sua placa, são as pessoas que o habitam que tem o poder de torná-lo sagrado ou profano. Quando Jesus entrou no templo Ele percebeu que aquele lugar estava fétido, Deus não estava ali. O próprio Cristo disse que é impossível servir a dois senhores, nesse caso ou Jesus entrava e os cambistas saíam ou os cambistas ficavam e Ele saía. Jesus ficou e limpou todo o ambiente. A grande verdade é que Ele deseja fazer isso nos templos, sejam de pedras ou sejam de carne, seja na organização ou seja no organismo a faxina precisa acontecer
Depois de limpo o que era concentração de ladrões se tornou numa grande concentração de fé e milagres. Deus tem esse poder de transformar ambientes. Os ladrões deram lugar aos doentes e aí sim o templo voltou a ser o que nunca deveria de ter deixado de ser: Casa de oração, Templo da misericórdia o lugar onde a graça de Deus é derramada de forma abundante. Os necessitados só encontrariam refúgio num lugar onde Jesus estivesse presente e reinando. Os cegos e os coxos não estavam ali pela beleza do lugar e sim pela grandeza do Nazareno.
Com Jesus no templo os doentes foram acolhidos e as crianças se tornaram em referência de adoração. Talvez por isso muitos religiosos se esforcem para colocar Jesus do lado de fora do templo e até de suas vidas, pois a presença de um Deus que não mercadeja á fé incomoda quem precisa comercializar até a alma do povo. Jesus se indignou vendo o templo se transformar em covil de ladrões e os ladrões se indignaram ao ver Jesus transformar o covil em templo. Naquele dia as crianças entraram no templo e deram aula para sacerdotes, escribas e levitas, e o grito que elas fizeram ecoar entre aquelas paredes derrubou a fortaleza da religiosidade que para nada prestava, a não ser para alimentar a ganância de quem lucrava com o que não é comercial

Pr. William Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário